terça-feira, 22 de agosto de 2017

Medo de Falar Línguas estrangeiras



É muito comum ver aprendizes de línguas estrangeiras sentirem medo em utilizá-la no seu dia a dia, seja quando viajam, ou quando encontram estrangeiros nos ambientes de lazer ou de trabalho. A maioria dos estudantes se sentem tímidos e preferem ficar calados do que aproveitar a oportunidade para interagir e conversar na língua estrangeira estudada. Mas afinal, se o aluno está estudando um determinado idioma para conversar, porque ele foge das interações neste idioma?? A resposta é MEDO!!

O medo de errar, de não conseguir se expressar, de falar uma bobagem, esses medos paralizam o estudante e ele simplesmente perde todas as oportunidades que tem de utilizar a língua estrangeira em contextos reais de uso. É Paradoxal mas completamente compreensivel que uma pessoa se dedique a aprender um idioma, mas ao mesmo tempo tenha medo em utilizá-lo, contudo este medo precisa ser vencido para que se alcance a tão sonhada fluência. 

Não há como aprender toda a parte gramatical, vocabulário, melhorar a compreensão auditiva para só depois começar a falar, definitivamente não é assim que funciona. O aprendizado de uma língua estrangeira, seja ela qual for, exige que desde o primeiro dia de aula o aluno trabalhe as quatro habilidades: as receptivas (leitura e compreensão auditiva) e as produtivas (fala e escrita). É possível enfatizar uma destas habilidades, mas é impossível se tornar fluente em um idioma apenas trabalhando uma ou duas delas. Por isso o aluno precisa falar desde o nível iniciante, saber perguntar e responder perguntas de maneira real e não artificial, para que ele se sinta confiante dentro do nível de conhecimento dele, e que a cada dia, a medida que seu conhecimento cresça, sua autoconfiança também se eleve e o motive a buscar oportunidades de uso da língua, e nunca se calar perante um estrangeiro!

O medo paralisa, atrapalha, desmotiva, e muitas vezes é o único responsável pela desistencia e abandono do sonho de se tornar bilingue. Infelizmente muitos alunos chegam a mim com esse medo arraigado e me procuram como última tentativa de realizarem seu sonho. E o meu trabalho vai além de ensinar conteúdo, essa é a parte mais fácil, o mais importante é ir dia a dia ajudando o aluno a vencer seus medos, motivá-lo, fazé-lo crescer na sua autoconfiança em relação ao uso da língua estrangeira estudada. E não é raro que após aprender a primeira língua estrangeira eles iniciem a segunda, porque uma vez vencido o medo nada mais segura um aluno que sonha em poder se comunicar em vários idiomas.

Por isso o meu conselho é sempre: acredite em você, se jogue de corpo e alma no estudo sabendo que os resultados sempre veem para quem persiste. Seja como uma criança, que em sua inocência não tem espaço para medos internos ou impostos pela sociedade, não se deixa abalar pelas quedas quando começa a dar seus primeiros passos, ri de seus tombos e sabe que eles fazem parte deste processo de auto evolução. Aprender um idioma exige sim que voltemos à infancia, no sentido de se valer de apenas bons sentimentos relacionados ao aprendizado, como o interesse, a alegria de aprender, a comemoração diária de pequenas vitórias, a automotivação, porque o desejo de evoluir vem de dentro da criança e não do exterior. 

Não cultivem medos, não criem barreiras para o seu aprendizado, como idade, tempo, dificuldades pessoais, pois tudo isso pode ser superado com a sua persistencia, dedicação, e é claro com a ajuda de um professor qualificado e atento a tudo isso.

Quer realizar seu sonho e mudar sua vida?
Conta comigo!
Abraços,
Kátia Boroni



Veja o vídeo completo sobre o tema no meu canal no Youtube, e não se esqueça de se inscrever no meu canal!








Nenhum comentário:

Postar um comentário