Como estudar uma LE

DICA 1: FLASH CARDS

Vocês sabem o que são flash cards? São pequenas fichas feitas em papel que são uma excelente  ferramenta para o aprendizado de línguas estrangeiras. Funciona assim:

1) você pega um pedaço de papel ou cartolina de tamanho pequeno e coloca uma pequena lista de vocabulário ou resumo gramatical em inglês ou espanhol de um lado, e a tradução do outro.

2) Você deve levar as flash cards sempre com você, e ler elas várias vezes, até memorizar o seu conteúdo.  São uma ótima forma de estudo quando você está na fila do banco ou esperando a sua consulta médica!

3) A cada nova unidade concluída do seu livro didático você deverá fazer novas flash cards. E não descarte as antigas! Depois de um tempo é sempre bom pegar as velhas flash cards para revisar o conteúdo já memorizado.

Há um tutorial muito bacana sobre como fazer flash cards neste site: http://www.wikihow.com/Review-Using-Flash-Cards

Há várias outras formas de fazer flash cards, como usando desenhos, ou sem traduzir, colocando apenas definições. Tudo depende do seu nível no idioma estudado e nos seus objetivos. Sempre peça dicas ao seu professor para criar as suas flash cards! 



Se você estuda mais de uma língua estrangeira, pode inclusive fazer flash cards com todas elas!




Lembrando sempre que ao criar as flash cards devemos separar os temas em grupos semânticos, ou seja, por temas em comum. Veja os exemplos abaixo:


Na primeira flash card as palavras estão em ordem alfabética, mas são de diferentes grupos semânticos. Na segunda temos várias palavras relacionadas com o mesmo grupo semântico que é transporte.  Nosso cérebro memoriza melhor palavras agrupadas por temas como na segunda flash card. Então tente sempre separar o conteúdo das flash cards levando isso em consideração!
Caso queiram vocês também podem usar um pequeno caderno para fazer as flash cards, o que vocês preferirem!

Com as flash cards você aprende mais rápido! So, let´s do some flashcards?



3 comentários:

  1. Oi Kátia, posso te sugerir e pedir sua avaliação sobre um app de Flashcards Online? Gratuito e interativo também https://www.goconqr.com/pt-BR/blog/app-flashcards/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Izabel, eu achei muito interessante e fácil de criar as flash cards. Excelente ferramenta, vou recomendar no meu novo site. Obrigada pela dica!

      Excluir
    2. Muito obrigada, Kátia! Abraços, Izabel.

      Excluir